13ª Caminhada Ecológica da Maçonaria – Piranhas/AL (Fotos e Videos)

Por: Tiago Santos

Foi realizado na manha deste domingo, dia 17, a 13ª Caminhada Ecológica da Maçonaria.

Esse ano o tema da caminhada foi ‘’ Velho Chico Revitalizar para Salvar’’

O Passeio aconteceu em uma trilha na qual passava a antiga linha férrea construída pelos ingleses no século XIX, que ligava Piranhas-AL a Petrolândia – PE.

O percurso teve inicio no centro histórico de Piranhas, e seu termino foi concluído no restaurante O Lampião, seguido de almoço, musica ao vivo, passeio no catamarã e até mesmo a pratica de tirolesa.

Durante o passeio os trilheiros membros de lojas maçônicas e populares da região de piranhas e outras cidades, observaram em uma paisagem panorâmica como esta a situação do velho Chico.

Além da paisagem que ainda é encantadora, os trilheiros realizaram uma limpeza durante o percurso, recolhendo material descartáveis, deixado por aqueles desavisados que não se preocupam com o meio ambiente.

 ‘’Muitos não acreditam, mas o rio esta secando, e triste dizer isso, mas o velho Chico está agonizando’’ disse uma trilheira que fez o percurso da caminhada pela primeira vez.

Para outro trilheiro mais experiente que faz o percurso já há 13 anos afirma que a paisagem do leito do rio esta mudando a cada ano, ‘’Não tem como não perceber, há dois anos o nível da agua estava mais alto, não se via tantas pedras, hoje da pra se notar o quanto o nível do rio baixou’’ concluiu.  

Estiveram presente na Caminhada Ecológica, membros de lojas maçônicas de Piranhas, Delmiro Gouveia, Pão de Açúcar, Arapiraca, penedo, Piaçabuçu, Rio Largo, Maceió, Canindé – SE e Paulo Afonso-BA, entre outros.

Piranhas é uma cidade calma, limpa e com bom potencial turístico. Ficou nacionalmente conhecida por ser a cidade onde a cabeça de Lampião , e outros do seu bando, ficaram expostos após decapitação.

Em Piranhas também foi rodado o filme Baile perfumado, com o mesmo tema do Cangaço. No museu da cidade pode ainda ser visto várias fotos do bandido Lampião. Inclusive a famosa foto que mostra o empilhamento das cabeças na escadaria da prefeitura do município. Neste mesmo museu trabalha hoje, como auxiliar, um dos policiais que, na época, mataram Lampião e seu bando.

O município ainda é banhado pelo majestoso Rio São Francisco. Piranhas foi reconhecida como patrimônio histórico nacional, pelo IPHAN. Dentre as festas que mais se destacam na cidade estão o carnaval, que se realiza no centro histórico. O forrogaço no bairro Xingó, que se realiza no início de junho, comemorando o aniversário da cidade e antecipação das festas juninas.

Fotos

Por Tiago Santos / Redação Jornal Visão

Veja Mais


Copyright © 2016 Jornal Visão. Todos os Direitos Reservados.



Desenvolvido por:

Logo do Desenvolvedor: Paksi Soluções em Tecnologia