Jornal Visão | 1ª CIA de Infantaria de Paulo Afonso presta homenagem ao “pracinha” Manoel dos Reis Filho

1ª CIA de Infantaria de Paulo Afonso presta homenagem ao “pracinha” Manoel dos Reis Filho

Por: Redação Jornal Visão

Faleceu no dia 12 de setembro de 2017, o Ex Combatente Manoel dos Reis Filho, Pracinha da Força Expedicionária Brasileira, nascido em 06 de agosto de 1923, na cidade de Delmiro Gouveia (AL)

Manoel Reis, como era conhecido, assentou praça no Exército Brasileiro em 23 de agosto de 1943, apresentando-se como voluntário para compor a Força Expedicionária Brasileira, que ira ser enviada para o teatro operações na Europa, durante a 2ª Guerra Mundial.

O Brasil entrou na guerra mais sangrenta da história no improviso. Ao decidir enviar tropas para a 2.ª Guerra Mundial, o governo brasileiro se deparou com a falta de estrutura do seu Exército. Com equipamentos ultrapassados, treinamento deficiente e roupas inadequadas para os 20 graus negativos do inverno europeu, os Pracinhas Brasileiros desembarcaram na Itália sem ter a noção do que era uma guerra. Metade do corpo militar enviado para combater as forças nazistas era composto por civis que nunca haviam pegado em armas. Passados 70 anos, as lembranças de um dos maiores conflitos bélicos da história que alterou a geopolítica mundial ainda fervilham na memória dos sobreviventes. Situações impossíveis de serem esquecidas nos campos de batalha da 2.ª Guerra.

Os militares da 1ª Companhia de Infantaria externam ao Ex Combatente Manoel dos Reis Filho, nossa admiração e respeito, em reconhecimento aos serviços prestado à nação por este Herói de Guerra.

ASCOM / 1ª CIA de Infantaria

Veja Mais


Copyright © 2016 Jornal Visão. Todos os Direitos Reservados.



Desenvolvido por:

Logo do Desenvolvedor: Paksi Soluções em Tecnologia