1ª CIA de Infantaria Realiza ”Operação Sertão Limpo” em Abaré, Chorrochó e Macururé

Por: Tiago Santos

O Exército Brasileiro, por meio da 1ª Companhia de Infantaria, realizou, entre 23 a 27 de outubro, nas cidades de Abaré, Chorrochó e Macururé-BA, um exercício simulado em parceria com as Polícias Civil, Militar da Bahia e Polícia Rodoviária Federal.

 


A atividade visou treinar a tropa para realização operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), conforme sua missão constitucional, a fim de interromper a ação de agentes perturbadores da ordem pública, agindo isolada ou coletivamente, que estejam atentando contra o patrimônio público/privado e/ou impedindo o funcionamento de serviços essenciais à população.

Denominado “Operação Sertão Limpo”, o exercício contou com uma força de aproximadamente 150 homens, com 20 viaturas, além de homens dos Órgãos de Segurança Pública que atuam em conjunto.

 

No Exercício foram realizadas ações de patrulhamentos a pé e motorizado, interdição de área, bloqueio de via, socorro a vítima de acidente com viatura e ações de controle de distúrbios, dentre outros eventos reais e simulados.

Também foram realizados treinamentos de busca e apreensão e segurança de pontos sensíveis. 
O treinamento constante para cumprir missões de GLO
possibilita garantir o preparo da tropa para restabelecer as condições de normalidade em áreas urbanas diante de situações de conflito.

Ao final do exercício, foi realizada, na manhã do dia 27 de outubro, na cidade de Abaré-BA, uma cerimônia militar de encerramento, concentrando a tropa da 1 a Cia Inf.

Estiveram presentes na ação, autoridades dos municípios e representantes dos Órgãos envolvidos.

Ainda no dia 27, foi realizada também uma nova edição do “Dia “C” – Mãos Unidas Para o Bem, uma ação social organizada pela 1 a Cia Inf, Órgãos Religiosos, Associação dos Guerreiros Antigos e parceiros voluntários, de Paulo Afonso -BA, onde foi oferecido serviço médico, dentário, corte de cabelo, doações de alimentos, roupas e brinquedos, além de atividades de lazer para as crianças da comunidade local, como pista de cordas , torre de escalada, passeio de viatura, tirolesa, apresentação da banda de música da 1ª Companhia de Infantaria, entre outros.

             

Desta forma, seguindo  o Lema do Exército Brasileiro do Braço Forte Mão Amiga, a 1ª Companhia de Infantaria, esteve presente em mais uma Ação Cívico Social, demonstrando seu compromisso com a Nação Brasileira. ​​​​​

EXÉRCITO BRASILEIRO
Braço forte! Mão amiga!

Por Tiago Santos / Imagens Francisco Martins

Veja Mais


Copyright © 2016 Jornal Visão. Todos os Direitos Reservados.



Desenvolvido por:

Logo do Desenvolvedor: Paksi Soluções em Tecnologia