1ª CIA de Infantaria Realiza ”Operação Sertão Limpo II e ACISO em Chorrochó Abaré e Macururé-BA (Vídeo)

Por: Tiago Santos

O Exército Brasileiro, por meio da 1ª Companhia de Infantaria, realizou entre 21 a 25 de maio, nas cidades de Abaré, Chorrochó e Macururé-BA, um exercício simulado em parceria com as Polícias Civil, Militar da Bahia e Polícia
Rodoviária Federal.


A atividade visou treinar a tropa para realização operações de Garantia da Lei
e da Ordem (GLO), conforme sua missão constitucional, a fim de interromper a
ação de agentes perturbadores da ordem pública, agindo isolada ou coletivamente, que estejam atentando contra o patrimônio público/privado e/ou impedindo o funcionamento de serviços essenciais à população.

Denominado “Operação Sertão Limpo II”, o exercício contou com uma força
de aproximadamente 100 homens, com 10 viaturas , além de homens dos Órgãos de Segurança Pública que atuam em conjunto. No Exercício foram realizadas ações de patrulhamentos a pé e motorizado, interdição de área, bloqueio de vias, socorro a vítima de acidente com viatura e ações de controle de distúrbios, dentre outros eventos reais e simulados.Também foram realizados treinamentos de busca e apreensão e segurança de pontos sensíveis. 

O treinamento constante para cumprir missões de GLO possibilita garantir o preparo da tropa para restabelecer as condições de normalidade em áreas urbanas diante de situações de conflito.

Ao final do exercício, foi realizada na manhã do dia 25 de maio, na cidade de Corrochó-BA, uma cerimônia militar de encerramento, concentrando a tropa da 1 a Cia Inf presente na ação, autoridades dos municípios e representantes dos Órgãos envolvidos.

Ainda no dia 25, foi realizada também uma ação social organizada pela 1 a Cia Inf, com a participação de parceiros voluntários como, a Associação dos Guerreiros Antigos e o  Palhaço Edson Chuck, de Paulo Afonso -BA.

Foram oferecidos no local serviços médicos, dentários, corte de cabelo e brinquedos, além de atividades de lazer para as crianças da comunidade local, como pista de cordas , torre de escalada, passeio de viatura, tirolesa, apresentação da banda de música da 1ª Companhia de Infantaria, e outras.


Desta forma, seguindo  o Lema do Exército Brasileiro do Braço Forte Mão Amiga, a 1ª Companhia de Infantaria, esteve presente em mais uma Ação Cívico Social, demonstrando seu compromisso com a Nação Brasileira.​​​​​ 

Reportagem Tiago Santos / Com 1ª CIA de Infantaria

Veja Mais


Copyright © 2016 Jornal Visão. Todos os Direitos Reservados.



Desenvolvido por:

Logo do Desenvolvedor: Paksi Soluções em Tecnologia