Mercado Público e Ceasa terão medidas de prevenção contra coronavírus.
Com o objetivo de ofertar mais segurança para quem frequenta o Mercado Público e a Ceasa, a Prefeitura de Paulo Afonso realiza algumas medidas nos locais para evitar a proliferação da Covid-19. A ação, coordenada pela Secretaria de Indústria e Comércio (Setic), prevê uma série de ajustes.
De acordo com o secretário Paulo Antônio, popularmente conhecido como Nino Rangel, o ponto principal é evitar que a feira livre seja um vetor de contaminação. “Entendemos a importância dos alimentos para o abastecimento da sociedade, mas não podemos deixar que esses locais, como o Mercado Público e Ceasa, sejam fontes de disseminação do corona, então tomamos algumas medidas pensando na segurança e prevenção”, diz.
Entre as principais atividades a serem implementadas estão: montagem de barreiras nas entradas com controle de acesso de pessoas; descontaminação das mercadorias ao chegar e expostas, incluindo cargas de caminhões e bancas; distribuição de máscaras para os feirantes; acesso especial para prioridades; colocação de pias com água e sabão nos acessos; equipe de descontaminação com bombas pulverizadoras.
O secretário explica que o mercado do peixe também passará por mudanças, com o aumento dos espaços entre as bancas, evitando a aglomeração entre os profissionais e os consumidores. No local, assim como na Ceapa, também haverá barreiras de entrada e fiscalização.
Na Ceasa, localizada no BTN, a gestão também colocará barreiras para o controle do fluxo de pessoas na parte interna, além de todas as medidas de proteção; e na área externa haverá a retirada das mercadorias do chão, para que haja maior espaço para as pessoas circularem.
“Todas essas medidas têm como foco principal a segurança da nossa população. Adequaremos os espaços para que todos possam consumir respeitando as normas preconizadas pelo Ministério da Saúde e OMS”, enfatiza Nino.
Quanto à Feirinha, o secretário reforça que será realizada a marcação do piso para melhorar as distâncias entre as barracas e colocação de pias para lavagem das mãos. “Demos prioridade ao Mercado Público, Ceasa, Ceapa e mercado do peixe para que atendam a população ainda neste fim de semana. Após as adequações nesses locais, estaremos implementando as ações na Feirinha e Ceasinha, no Centro da Cidade”.
Fonte: Ascom/PMPA