Índice de isolamento social na Bahia é de 44%; ideal seria 70%
Com 11.941 casos confirmados de coronavírus, a Bahia amarga um índice de isolamento social de 43,7%, abaixo do ideal de 70% e do mínimo recomendado pelas autoridades sanitárias: 50%. Só 16 cidades do estado conseguiram ter mais da metade da sua população em casa e apenas Jaguaripe e Cairu atingiram, aproximadamente, o índice de 60%. Veja a lista completa das 16 cidades no final do texto.
Os dados são da empresa InLoco, que estima o percentual da população que está respeitando as recomendações de isolamento. O Governo do Estado tem acesso a esses dados através de um convênio firmado entre a empresa e a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab).
De acordo com o levantamento, a Bahia está em 12º no ranking do isolamento no Brasil entre os 26 estados e o Distrito Federal. No Nordeste, por sua vez, a posição preocupa. O estado está em sétimo lugar entre os nove da região, só melhor que Piauí (43,1%) e Rio Grande do Norte (40,9%).
Para calcular o índice, a InLoco utiliza um serviço de geolocalização dos dispositivos móveis. “Não há a identificação individual de nenhum usuário, uma vez que os dados são consolidados em clusters (grupos de usuários não identificados) e nenhum dado sensível (como etnia, religião, etc.) é coletado”, garantiu o especialista em produção de informações da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), Rodrigo Cerqueira.
Fonte: Correio 24h