Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza começa nesta segunda-feira (12)
A Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza começa nesta segunda-feira (12), com a meta de vacinar 90% do grupo prioritário. Serão três etapas, e nesta primeira são contemplados crianças de 6 meses à 6 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da saúde.
A vacinação da gripe vai contribuir para redução do quadro de complicações, internações e a sobrecarga nos serviços de saúde, além de reduzir os sintomas que podem ser confundidos com os da covid-19.
A imunização da Influenza acontece simultaneamente com a da covid, mas de acordo com a coordenadora de imunização, Damares Lopes, é necessário estar atento às recomendações. “Se a pessoa está fazendo o ciclo vacina covid, ela vai cumprir o esquema das duas doses para depois iniciar a vacina contra a Influenza, porque a prioridade é a vacina contra o corona. Nessa situação vamos respeitar os intervalos, conforme recomendação do Ministério da Saúde, que para cada tipo de vacina da covid tem um prazo diferenciado”, sinaliza a coordenadora.
Para as pessoas que fazem parte do grupo prioritário para a vacinação contra influenza e que ainda não foram vacinadas contra a covid-19, deve ser priorizada a dose contra o coronavírus e agendada a vacina contra a Influenza, respeitando um intervalo mínimo de 15 dias entre elas.
No município, a imunização da Influenza acontece nos postos de saúde e a da covid, nos drives-trhus.
Confira as etapas e o público prioritário:
Primeira Etapa – 12/04 a 10/05: crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da saúde.
Segunda Etapa -11/05 a 08/06: professores e idosos com 60 anos e mais;
Terceira Etapa – 09/06 a 09/07: Comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo e rodoviário, profissionais do sistema prisional e forças de segurança.
Fonte: ASCOM/PMPA