Chuvas em Minas Gerais devem beneficiar índices de volume do Rio São Francisco
As chuvas previstas para a região norte de Minas Gerais durante o resto da semana devem ser favoráveis para o aumento do nível do Rio São Francisco, um dos mais importantes cursos de água do Brasil, que corta cerca de quatro estados, incluindo a Bahia, onde está localizado o seu maior percurso.
O alerta laranja para a região norte de Minas, que indica fortes chuvas, foi decretado pelo Instituto Brasileiro de Meteorologia (Inmet), nesta segunda (08). Parte da região extremo oeste e sudoeste da Bahia também estão em alerta laranja, enquanto o oeste está em alerta amarelo.
De acordo com o site Rede Gn, parceiro do Bahia Notícias, a maior parte da água que aumenta a vazão do São Francisco vem da cheia do Rio das Velhas. O aumento do volume do Velho Chico pode ser percebido em toda sua extensão, desde o norte de Minas Gerais até os municípios baianos.
Para a região banhada pelo rio, na região oeste, os municípios de Malhada e Carinhanha são os primeiros a receberem as águas do São Francisco em território baiano. Devido a estiagem que atingiu a região em 2023, os níveis da bacia foram diminuindo com poucas previsões de aumento, até o momento.
Nos afluentes rio Guavinipã, São Domingos, Juramento e o Córrego do Onça também há previsão e expectativa de chuvas em janeiro.