A OMS convoca uma reunião especial para discutir a nova variante de Covid encontrada na África do Sul com ‘um grande número de mutações’

Por: Redação Jornal Visão

A Organização Mundial de Saúde está monitorando uma nova variante com numerosas mutações na proteína spike, marcando uma reunião especial na sexta-feira para discutir o que isso pode significar para vacinas e tratamentos, disseram autoridades na quinta-feira.

A variante, chamada B.1.1.529, foi detectada na África do Sul em pequenos números, de acordo com a OMS.

“Não sabemos muito sobre isso ainda. O que sabemos é que essa variante tem um grande número de mutações. E a preocupação é que quando você tem tantas mutações, isso pode ter um impacto sobre como o vírus se comporta ”, disse a Dra. Maria Van Kerkhove, líder técnica da OMS na Covid-19, em uma sessão de perguntas e respostas transmitida ao vivo nas redes sociais da organização canais.

O monitoramento da nova variante ocorre no momento em que os casos da Covid aumentam em todo o mundo em direção à temporada de férias, com a OMS relatando pontos críticos em todas as regiões e particularmente na Europa.

O Reino Unido anunciou que iria proibir voos de seis países africanos, incluindo a África do Sul, a partir do meio-dia de sexta-feira.

A Agência de Segurança de Saúde do Reino Unido “está investigando uma nova variante”, disse o secretário de Saúde Sajid Javid na quinta-feira em um tweet anunciando as restrições de viagens. “Mais dados são necessários, mas estamos tomando precauções agora.”

Cientistas sul-africanos detectaram mais de 30 mutações na proteína spike, a parte do vírus que se liga às células do corpo, disse o cientista sul-africano Tulio de Oliveira em uma coletiva de imprensa organizada pelo Departamento de Saúde da África do Sul na quinta-feira.

A variante B.1.1.529 contém múltiplas mutações associadas ao aumento da resistência a anticorpos, o que pode reduzir a eficácia das vacinas, junto com mutações que geralmente a tornam mais contagiosa, de acordo com slides que ele apresentou no briefing. Outras mutações na nova variante não foram vistas até agora, então os cientistas ainda não sabem se elas são significativas ou vão mudar o comportamento do vírus, de acordo com a apresentação.

A variante se espalhou rapidamente pela província de Gauteng, que contém a maior cidade do país, Joanesburgo.

“Especialmente quando o pico acontece em Gauteng, todo mundo entra e sai de Gauteng de todos os cantos da África do Sul. Portanto, é fato que nos próximos dias o início do aumento da taxa de positividade e dos números ocorrerá. É uma questão de dias e semanas antes de vermos isso ”, disse o Ministro da Saúde da África do Sul, Joe Phaahla, durante o briefing.

A variante também foi detectada em Botswana e Hong Kong, disse Phaahla.

“No momento, os pesquisadores estão se reunindo para entender onde essas mutações estão na proteína do pico e no local de clivagem da furina, e o que isso pode significar para nossos diagnósticos ou terapêuticas e nossas vacinas”, disse Van Kerkhove. Ela disse que há menos de 100 sequências completas do genoma da nova mutação.

O grupo de trabalho de evolução do vírus decidirá se B.1.1.529 se tornará uma variante de interesse ou uma variante de preocupação, após o que a OMS atribuirá à variante um nome grego, disse Van Kerkhove.

“É muito importante que não haja respostas automáticas aqui, especialmente em relação à África do Sul”, disse o Dr. Mike Ryan, diretor executivo do programa de emergências da OMS.

Fonte: CNBC

Veja Mais


Copyright © 2016 Jornal Visão. Todos os Direitos Reservados.



Desenvolvido por:

Logo do Desenvolvedor: Paksi Soluções em Tecnologia