Agricultores da Caiçara I e II recebem incentivo e apoio no cultivo do milho
As ações de incentivos ao agricultor pela Prefeitura de Paulo Afonso continuam acontecendo e, mais uma vez, atendem aos produtores de milho dos povoados Caiçara I e II.
A ação integra o projeto de irrigação das localidades, fruto da parceria entre a Prefeitura, a Embrapa e produtores locais, que recebem assistência técnica desde a fase inicial até a produção, colheita e comercialização. Atualmente o projeto atende em média 35 produtores numa área irrigada de 100 hectares.
Para o secretário de Agricultura e Aquicultura, Jandirson Campos Torres, através da ação, o povoado Caiçara está se tornando uma referência na produção de milho e silagem. “Grãos, silagem e espiga de milho. A Caiçara está caminhando para se tornar referência na produção de silagem para a produção de vaca leiteira. Estamos com 10 dias de milho plantado e dentro de um ou dois meses estaremos com uma produção de silagem de alta qualidade”, explica Jandirson.
O primeiro ciclo da produção deste ano aconteceu no mês de junho, com a comercialização dos produtos na Ceasa e nas feiras livres. “Os produtores estão satisfeitos com a colheita passada e a previsão é a realização de boas colheitas no futuro”. Segundo o secretário, os resultados apresentados são satisfatórios e vem confirmando a Caiçara como polo da forragicultura.
Além da assistência técnica fornecida pelos profissionais da Seagri, é disponibilizado aos agricultores o espaço para comercialização em atacado na Ceasa. “O espaço da Ceasa continua acontecendo todas as terças-feiras no período da madrugada. A procura pela produção está sendo tão boa, que as vezes o agricultor vende a produção antes de chegar a Ceasa”, finaliza o secretário.
Com foco nas demandas de fortalecimento na área rural, a gestão, por meio das ações de promoção ao homem do campo, vem desenvolvendo projetos de benefício da agricultura familiar, com foco na geração de emprego e renda e melhoria da vida do homem do campo.
Fonte: Ascom/PMPA