CETEPI – Itaparica realiza a sua II SEMANA DE INFORMÁTICA – SEMINFO

Por: paksi

Foi realizada na última semana de 10 a 15 de julho de 2017, a II SEMINFO – Semana de Informática do CETEPI – Itaparica, organizada anualmente em sua segunda edição contou com visitas técnicas, palestras, maratona de programação, exposições de trabalhos científicos e minicursos. 

No primeiro dia, segunda-feira, 10 de julho, foi realizada visita técnica com alunos dos 2º e 3º ano do Curso Técnico em Informática, essa que foi realizada no período da manhã no IFBA – Instituto Federal da Bahia Campus de Paulo Afonso, na ocasião os alunos conheceram todas as instalações e infraestrutura tecnológica o Campus e foram acompanhados por Erick Nascimento e Tássio Gonçalves, Técnicos do Instituto.

Foto da visita técnica ao IFBA Campus de Paulo Afonso – Foto: Fernando Costa (IFBA)

No segundo dia da programação foram realizadas mais duas visitas técnicas dessa vez com alunos dos 3º e 4º anos, a primeira no período da manhã onde conheceram todas as instalações da FASETE – Faculdade Sete de Setembro, na ocasião foram recebidos por Carlos, Gestor de TI e Danilo Analista de Sistemas contaram também com o apoio da ASCOM da FASETE e a segunda no período da tarde foi realizada na Prefeitura Municipal de Paulo Afonso, onde os alunos conheceram a infraestrutura de servidores e todos os sistemas de processamento de dados do município, foram recebidos pelo diretor em T.I o Sr. Wanderley, o técnico em manutenção Vinicius e o programador Arthur e suas respectivas equipes.

Foto da visita técnica na FASETE – Foto: Bruno Amorim

 

Foto da visita técnica na Prefeitura Municipal de Paulo Afonso – Foto: Bruno Amorim

Na quarta-feira deram início as palestras essas que ocorreram todas no Memorial da CHESF, tivemos palestras voltadas para o mercado de Startups, onde o Prof. do IFBA Othon Suart realizou a palestra com a seguinte temática, Fintech reescrevendo o mercado financeiro. Logo em seguida o Prof. Jacques Fernandes encerrou o turno da manhã com uma palestra com temática Empreendedorismo Digital.

Othon Stuart, Prof. IFBA – Foto: Rafael Nunes

 

Jacques Fernandes, Prof. da FASETE e Professores do CETEPI – Foto: Rafael Nunes

A tarde foi hora de I Maratona de Programação do CETEPI-I, realizada no laboratório de informática do colégio, os alunos divididos em equipes de quatro integrantes resolveram questões de algoritmos de nível básico ao avançado, tendo como ganhadores a equipe formada por alunos do 4º ano, Pedro Paulo, Emily e Pedro Eduardo.

Alunos participando da maratona de programação, sob a supervisão do Prof. Bruno Amorim

Quinta-feira dia 13 de julho o dia iniciou com apresentações e exposições de projetos dos alunos do CETEPI-I, a exposição ocorreu no Memorial da CHESF, esse que no mesmo dia a tarde recebeu duas palestras, a primeira de Erick Nascimento, professor da FASETE, falou sobre vulnerabilidade de sistemas conectados a internet, logo em seguida ocorreu uma segunda palestra com o Analista de Sistemas da FASETE, Jefrey Silva, esse que abordou assuntos relacionados a Banco de Dados.

Erick Nascimento, Prof. da FASETE – Foto: Rafael Nunes

 

Jefrey Silva, Analista de Sistemas da FASETE – Foto: Rafael Nunes

Sexta-feira dia 14 de julho, encerrando a rodadas de palestras da semana o tema foi Inteligência Artificial, abordado pela professora Mirthys Melo e seu aluno Arício Medeiros, ambos da FASETE. 

Profa. Mirthys Melo e seu aluno Arício Medeiros – Foto: Rafael Nunes

Ainda na sexta-feira foi dia de sorteio e premiações dos alunos envolvidos na maratona de programação, e o minicurso de Redes de Computadores que aconteceu no CETEPI-I e foi ministrado pelo Prof. Jeferson Sousa.

Entrega de Brinde do Sorteio – Foto: Rafael Nunes

Equipe campeã da Maratona de Programação – Foto: Rafael Nunes

 

Equipe 2º Lugar da Maratona de Programação – Foto: Rafael Nunes

 

Equipe 3º Lugar da Maratona de Programação – Foto: Rafael Nunes

Finalizando a semana no sábado dia 15 de julho ocorrerão sete minicursos, quatro nos laboratórios do IFBA e três nos laboratórios da FASETE, foram eles: Introdução ao Arduino (Ministrado por Fernando Carlos), Introdução a Linguagem C (Ministrado por Mirthys Melo), Javascript (Ministrado por Anchieta Jr.) e Material Design com Materialize CSS (Ministrado por  Tássio Gonçalves) no IFBA e Ruby on Rails (Ministrado por Jackson Pires), Invasão de Redes Sem Fio (Ministrado por Maxuell Oliveira), Desenvolvendo meu primeiro App Android (Ministrado por Bruno Amorim) na FASETE. Mais detalhes da programação podem ser acessados através do Site Oficial do Evento: http://seminfo.cetep.info/.

A realização da II SEMINFO só foi possível graças a dedicação e o esforço de todos os professores envolvidos, aos parceiros do evento, aos palestrantes que disponibilizaram um pouquinho do seu tempo, mas principalmente aos alunos que fizeram o evento ser o que foi. Maravilhoso! 

Encerramento do Evento – Foto: Rafael Nunes

 

Encerramento do Evento – Foto: Rafael Nunes

 

Organizadores do Evento – Foto: Rafael Nunes

Agradecemos aos nossos parceiros que contribuirão de alguma forma para o sucesso do evento: Estoque Sistemas, Doity – Plataforma de Eventos, Rafael Nunes Fotografo, Influir, CHESF, IFBA Campus de Paulo Afonso, FASETE, Prefeitura Municipal de Paulo Afonso, Paksi – Soluções em Tecnologia, DevLite, GDG Paulo Afonso e em especial a Direção do CETEPI-I  e a Secretaria de Educação da Bahia, que sempre apoia a realização desse tipo de evento.

 

Fonte: Tássio Gonçalves

Veja Mais


Copyright © 2016 Jornal Visão. Todos os Direitos Reservados.



Desenvolvido por:

Logo do Desenvolvedor: Paksi Soluções em Tecnologia