Dia do Psicólogo: Setor de Psicologia Escolar do Colégio Montessori

Por: Tiago Santos

Dia do Psicólogo é comemorado anualmente em 27 de agosto no Brasil. Esta data celebra o profissional da área da saúde responsável por estudar e orientar o comportamento humano, lidando com os sentimentos, traumas e crises.

Profissionais de extrema importância, eles são responsáveis por estudar e orientar o comportamento humano, lidando com os sentimentos, traumas e crises.

O Colégio Montessori, sempre preocupado com bem-estar de seus estudantes, familiares e colaboradores, possui em seu quadro funcional duas profissionais da área. Jalane Maia é psicóloga clínica e escolar com mestrado em prevenção ao suicídio pela Universidade Federal do São Francisco e atende a Educação Infantil e Ensino Fundamental I. Juliana Nicácio é formada pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) com pós-graduação em Gestão Escolar e Pedagogia Empresarial e autora do livro O ASTRONAUTISTA, sobre educação inclusiva. Essa última atende aos Ensinos Fundamental II e Médio.

O setor de psicologia consiste em atender 3 demandas específicas: alunos, pais e funcionários. E nesse tripé são realizadas atividades que são desenvolvidas com foco principalmente na saúde e inteligência emocional, sendo esse um dos grandes diferenciais do Colégio Montessori.

Neste momento de pandemia em que as relações presenciais foram afetadas e as aulas passaram a ser remotas, o Colégio Montessori, através do Setor de Psicologia, tem realizado atendimentos e reuniões on-line para ajudar estudantes e seus familiares a se adaptarem a essa nova realidade que o isolamento social impôs.

O carinho e cuidado com nossos educadores também é de extrema importância, pois eles são uma referência e ponto de apoio para os alunos. Sabemos que muito do aprendizado está ligado às emoções. Se o educador não estiver bem, ele não conseguirá ensinar, acolher e perceber a necessidade de cada aluno. O momento é de sobrecarga para eles. Então devemos ter a preocupação de cuidá-los para que possam ‘estar inteiros’. É fundamental que tenham todos os recursos para passar bem por esse momento, para que continuem fazendo seu trabalho.

Ascom / Colégio Montessori

Veja Mais


Copyright © 2016 Jornal Visão. Todos os Direitos Reservados.



Desenvolvido por:

Logo do Desenvolvedor: Paksi Soluções em Tecnologia