ELEIÇÕES 2018 Jair Bolsonaro e Fernando Haddad disputarão 2º turno

Por: Tiago Santos

Após apuração de 95% das urnas neste domingo (7), Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT) decidirão em segundo turno quem será o futuro Presidente do Brasil, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 

O resultado saiu às 20h52. No total, Bolsonaro obteve 46%, enquanto o Haddad teve 28%. Ciro Gomes (PDT) recebeu 12% votos e ficou em terceiro lugar.

Em vídeo nas redes sociais após a divulgação, o presidenciável do PSL voltou a criticar as urnas eletrônicas. “Vamos exigir soluções ao TSE [Tribunal Superior Eleitoral]. Aconteceu muita coisa hoje. Se tivéssemos confiança no voto eletrônico, já teríamos o nome do futuro presidente da república decidido no dia de hoje”, disse ele, e acrescentou: “O sistema ganhou essa primeira batalha derrotando o voto impresso”.

Em primeiro discurso após o resultado, o candidato do PT afirmou que “essa eleição coloca muita coisa em jogo”: “Nós vamos enfrentar esse debate. Queremos enfrentar com muito respeito, com uma única arma: o argumento. Vamos defender o Brasil e seu povo, sobretudo o povo mais pobre. Sempre estive do lado da liberdade e da democracia. Não vou abrir mão dos meus valores”.

O segundo turno ocorre no dia 28 de outubro, em um domingo. A posse do novo Presidente, eleito nesta data, ocorrerá em 1º de janeiro de 2019. 

Jair Bolsonaro

Militar da reserva, Jair Messias Bolsonaro, de 63 anos, foi deputado federal por sete mandatos na Câmara e tem uma carreira de 25 anos ininterruptos no Congresso Nacional. Ele foi o candidato mais votado no Rio de Janeiro, nas eleições de 2014, com mais de 464 mil votos.

Carioca natural de Glicério (RJ), Bolsonaro construiu carreira política no Rio de Janeiro. Declarou patrimônio de R$ 2,3 milhões. Capitão em seus tempos de Exército, filiou-se ao Partido Social Liberal (PSL), sua nona bandeira, para disputar o pleito eleitoral presidencial deste ano. Opartido faz coligação com o Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB).

Casado três vezes, Bolsonaro tem cinco filhos, dos quais três estão na vida política.

Fernando Haddad (PT)

Fernando Haddad, 55 anos, nasceu em São Paulo (SP) em 1963. Ele foi professor de ciência política da Universidade de São Paulo (USP), onde estudou direito na graduação, economia no mestrado e filosofia no doutorado.

No começo do período eleitoral, Haddad estava como vice na chapa encabeçado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que teve sua candidatura indeferida pela Justiça Eleitoral. Então, o ex-prefeito da cidade de São Paulo (2013-2016), assumiu a cabeça da chapa da coligação PT, PCdoB e PROS. Ele declarou patrimônio de R$ 428,4 mil em bens.

Haddad integrou o Ministério do Planejamento no começo do governo Lula. Em julho de 2005, assumiu o Ministério da Educação, onde ficou até janeiro de 2012. No memso ano. foi eleito prefeito de São Paulo.

 

Veja Mais


Copyright © 2016 Jornal Visão. Todos os Direitos Reservados.



Desenvolvido por:

Logo do Desenvolvedor: Paksi Soluções em Tecnologia