Empresa privada é dona de terra da União em Paulo Afonso

Por: Tiago Santos

Mês passado o juiz federal João Paulo Pirôpo de Abreu, após ocupação da área do antigo DNER, próxima a ponte metálica, pela tribo Kariri Xocó, decidiu pela reintegração de posse à empresa UZI Construtora.  Segundo explicou o juiz, o aviso da reintegração à empresa foi comunicado aos índios em novembro do ano passado. O despejo da comunidade estava programado para acontecer na quinta-feira, dia 30. A CHESF inclusive foi incumbida pela Justiça Federal de fornecer os tratores para destruir moradias, casa de reza e roças.

Porém uma liminar vinda de Brasília tranquilizou os índios, que de acordo com seu Pajé, as terras pertencem a seus ancestrais. “Essa liminar estar a nosso favor e vamos continuar aqui, porque já plantamos nossas coisas, aqui tem grávidas, idosas, crianças e nós não podemos deixar tudo isso aqui dessa forma” Disse o Pajé. A liminar não é definitiva

A decisão da Justiça Federal gerou profunda indignação de povos e organizações indígenas, entidades e movimentos sociais. Um trecho da nota sentencia:  A decisão da Justiça Federal pela reintegração de posse de área retomada pelos Kariri Xocó de Paulo Afonso (BA), na base das cachoeiras sagradas dos povos indígenas do rio São Francisco, silenciadas pelo complexo hidrelétrico construídos na década de 1950.

Fonte: Bob Charles

Veja Mais


Copyright © 2016 Jornal Visão. Todos os Direitos Reservados.



Desenvolvido por:

Logo do Desenvolvedor: Paksi Soluções em Tecnologia