Jornal Visão | Exclusivo: Alerta – Golpe no WhatsApp prejudica pauloafonsinos com vaga de emprego falsa no Assaí Atacadista

Exclusivo: Alerta – Golpe no WhatsApp prejudica pauloafonsinos com vaga de emprego falsa no Assaí Atacadista

Por: Redação Jornal Visão

Uma promessa falsa de emprego já atingiu milhares de pessoas através do WhatsApp. A mensagem compartilhada anuncia um processo seletivo mentiroso na rede Assaí Atacadista, com salários de até R$1.852 para candidatos sem experiência.

 

( Print imagem  Tiago Santos)

Em Paulo Afonso na Bahia, várias pessoas já receberam a falsa mensagem onde promete vagas disponíveis no Assaí Atacadista através de um link.

Uma usuária do app Whatsapp nos informou que recebeu a mensagem, porém ao clicar no link o seu aparelho exibiu uma mensagem de alerta, foi nesse momento que ela percebeu que se tratava de um golpe virtual.

A armadilha leva o usuário a responder três perguntas: “Você conhece ou frequenta o Assaí da sua cidade?”, “Você tem carteira de trabalho e realmente está interessado nessa vaga?” e “É maior de 18 anos?”. Além disso, ao clicar no link, a pessoa é levada a se cadastrar em serviços de SMS que efetuam cobranças indevidas ou é induzida a baixar aplicativos falsos. Esses programas apresentam riscos, pois podem infectar o aparelho e deixá-lo vulnerável a outros tipos de crimes ou prejuízo financeiro.

Acreditando que vai marcar uma entrevista de emprego, a vítima é encaminhada para uma nova página que pede que o candidato compartilhe a oportunidade com 15 amigos via WhatsApp, para que possam “preencher o mais rápido possível as vagas”. Segundo a empresa de segurança digital PSafe, é dessa forma que o golpe consegue se espalhar tão rapidamente.

Assim como em outros golpes, a página falsa conta com comentários de usuários fakes, que dariam “credibilidade” ao processo seletivo. Entre as mensagens, há frases como: “Estou contratada, graças a Deus”, “Gente, vou começar a trabalhar amanhã” e “Juro que pensei que era mentira, mas não é”.

Assaí confirma informação falsa

O Assaí Atacadista esclarece que a informação sobre vagas de emprego circulando nas redes sociais e no WhatsApp é falsa. A empresa recomenda que os usuários ignorem e deletem a mensagem, que pode conter vírus, e reforça que somente divulga suas vagas por meio da página oficial da empresa.

É importante ficar atento a qualquer tipo de promoção exagerada recebida online e desconfiar de links recebidos por mensagens. Além disso, não custa nada procurar as páginas oficiais das empresas para se certificar de que a oportunidade é real.

Por Tiago Santos

Veja Mais


Copyright © 2016 Jornal Visão. Todos os Direitos Reservados.



Desenvolvido por:

Logo do Desenvolvedor: Paksi Soluções em Tecnologia