Latam inicia voos para Paulo Afonso nesta quarta-feira, (10) e gera expectativa na população

Por: Tiago Santos

Na próxima quarta-feira (10), a Latam Airlines, em parceria com a VoePass, inicia voos semanais entre os aeroportos de Salvador e Paulo Afonso (Norte da Bahia). A partir do aeroporto da capital, poderão ser feitas conexões para outros destinos em aeronaves a jato.

Um detalhe que chama a atenção é o baixo valor dos bilhetes para os voos inaugurais. Desde que não seja uma promoção de inauguração, esse parece ser um dos pontos diferenciados prometidos pela companhia aérea. A data marcada para o início das operações, um dia depois do fim do acordo Gol/VoePass, também indica que a Latam tem pressa para colocar suas ideias em prática e analisar os resultados.

Os horários dos voos também agradaram os futuros passageiros, sobretudo os que têm receio de voar à noite. Às segundas e quartas-feiras, o voo LA 7780 decola de Salvador às 09h30 e pousa em Paulo Afonso 10h50. A decolagem do LA 7781, no aeroporto de Paulo Afonso acontece às 11h20, com estimativa de pouso em Salvador às 12h45. No trajeto Salvador – Paulo Afonso – Salvador, as aeronaves utilizadas serão as mesmas que operaram os voos da Gol, entre 17 de novembro de 2022 e 06 de maio de 2023, modelo ATR-72, configuradas para 68 passageiros.

Analistas em acordos comerciais no mercado de aviação consideram “uma jogada de mestre” da Latam Airlines, a ampliação da parceria com a VoePass Linhas Aéreas. O anúncio do acordo foi feito logo após a Gol Linhas Aéreas decidir  pelo fim do compartilhamento de voos com a antiga Passaredo, a partir de 09 de maio.

Para os observadores do cenário atual, a companhia aproveita o momento de dificuldade da Gol para manter suas rotas, e o falso glamour da da Azul, que, por sua vez, também passa por uma zona de turbulência.

Enquanto suas maiores concorrentes lutam para se manter em atividade, a Latam reforça seu codeshare com a VoePass, iniciado em 2014, incluindo13 novos aeroportos em sua malha aérea.

Apesar da divergência de opiniões, a maioria dos futuros passageiros acredita que vai dar certo, até pela proposta diferente da Latam.

“Queremos que mais pessoas tenham acesso ao transporte aéreo no Brasil. A ampliação do nosso codshare com a VoePass complementa a nossa malha atual e reforça esse compromisso”, rassalta a diretora de Vendas e Marketing da Latam Brasil, Aline Mafra.

A expectativa é de que, a ideia venha acompanhada de uma boa estratégia de marketing, o que faltou na Gol. Se for feito um trabalho de divulgação nas cidades vizinhas, com pontos venda de passagens, preço acessível e transporte dos passageiros para o aeroporto, a permanência do voo é garantida.

Outro aditivo que deve fortalecer a nova parceria é o Programa Voa Brasil, anunciado pelo Governo Federal. Previsto para ser lançado em agosto, o programa destinado a aposentados, pensionistas, estudantes e pessoas de baixa renda, vai ofertar passagens aéreas ao preço de R$ 200.

Fonte: Washington Luís

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