Nova estrutura da Guarda Municipal auxilia polícias Militar e Civil na segurança pública em Paulo Afonso

Por: Tiago Santos

A nova estrutura da Guarda Civil Municipal de Paulo Afonso permite a realização de ações conjuntas com as polícias Militar e Civil. No início de maio, o órgão recebeu duas viaturas dotadas de compartimento de custódia, para transporte de detentos até a delegacia regional.

O inspetor Mário Pinheiro observa a aquisição dos novos veículos como um avanço na segurança da população pauloafonsina. Para ele, os veículos com características de viaturas policiais garantem a integridade física, tanto dos custodiados, quanto dos GCMs.

“Antes, sempre que havia a necessidade de detenção de pessoas envolvidas em eventuais ocorrências, os custodiados eram colocados dentro de uma viatura comum, oferecendo risco, tanto para os guardas municipais, quanto para os próprios detentos. Agora, as novas viaturas proporcionam mais proteção”, diz o inspetor.

Pinheiro ressalta que a parceria com as polícias militar e civil tem proporcionado mais segurança à população, além de contribuir com a resolução de casos considerados comuns. As imagens gravadas pelas 24 câmeras do sistema de videomonitoramento implantado pela Prefeitura, em março deste ano, auxiliam na resolução de muitas ocorrências, e consequentemente na prisão de envolvidos. Em grandes eventos, de acordo com o perfil do público, a Polícia Militar solicita auxílio da GCM, o que garante a segurança dos cidadãos.

Ainda segundo o inspetor, em 2016, a Prefeitura celebrou acordo de cooperação técnica com a Polícia Federal, a fim de possibilitar a emissão de porte de arma de fogo na categoria funcional aos guardas municipais. A partir do convênio, 52 agentes passaram por curso prático e teórico, acompanhado por representante da PF.

Fonte: Ascom/PMPA

Veja Mais


Copyright © 2016 Jornal Visão. Todos os Direitos Reservados.



Desenvolvido por:

Logo do Desenvolvedor: Paksi Soluções em Tecnologia