Órgãos do Governo Municipal e Conselho Tutelar se unem para combater a exploração e o turismo sexual de crianças e adolescentes e DST

Por: Tiago Santos

A luta constante para combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes em Paulo Afonso se intensifica nos períodos de grandes eventos festivos. A justificativa é de que a repercussão desses eventos atrai visitantes de todas as regiões do país.

 | Credito:   | Credito:  | Credito:
Nos dias 20 e 21 de abril, durante o Moto Paulo Afonso, equipes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e conselheiros tutelares se revezaram nos pontos de chegada de motociclistas, como o PCTRAN e no estande da Avenida Apolônio Sales. Entregando panfletos e colando adesivos, as moças e rapazes ganhavam a simpatia dos visitantes que aderiam à campanha, se comprometendo inclusive a colaborar, denunciando casos de abuso contra crianças e adolescentes.

Abuso, exploração, incentivo à prostituição e turismo com motivação sexual são crimes, na maioria dos casos, praticados com fins lucrativos ou medidos por objetos de valor ou outros elementos de troca.

Turismo com motivação sexual é a exploração sexual de crianças e adolescentes praticada por visitantes estrangeiros ou do próprio país, normalmente com o envolvimento, cumplicidade ou omissão de estabelecimentos comerciais de diversos tipos. Para combater essa prática, conselheiros tutelares realizaram visitas a hotéis e pousadas, do primeiro ao último dia do evento que segundo os organizadores, recebeu mais de cinco mil visitantes.

Em qualquer época do ano, quem tiver suspeita ou conhecimento de alguma criança ou adolescente que esteja sofrendo qualquer um dos crimes citados nesta matéria, pode denunciar pelos seguintes canais:

Disque Denúncia / Conselho Tutelar – 0800 285 3336;
Disque 100 (telefone ou e-mail: disquedenuncia@sedh.gov.br);
Escola (com professores, orientadores ou diretores);
Delegacias especializadas ou comuns;
Polícias (Militar, Federal ou Rodoviária Federal);
Número 190;

Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (75-3281 2684).

Outra campanha realizada durante o Moto Paulo Afonso foi a da Prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis. No estande do CTA/SAE, montado no local da festa, a equipe distribuiu preservativos e realizou testes rápidos de HIV e Sífilis.

ASCOM/PMPA

Veja Mais


Copyright © 2016 Jornal Visão. Todos os Direitos Reservados.



Desenvolvido por:

Logo do Desenvolvedor: Paksi Soluções em Tecnologia