Palestra de conscientização marca abertura da Semana do Autismo

Por: Tiago Santos

O Núcleo Desenvolver, iniciativa da gestão municipal, através da Secretaria de Saúde, iniciou na manhã desta segunda-feira (1º), a Semana de Conscientização do Autismo. A programação visa conscientizar a população sobre a importância da discussão e entendimento de questões sobre o tema, bem como a inserção desse público na sociedade.


A coordenadora do Núcleo, Carla Samara, enfatiza a necessidade desses eventos para a conscientização acerca do tema. “Essa ação é específica e gira em torno das comemorações a nível mundial, sobre a importância da conscientização do Autismo”, afirma.

Palestras e caminhada fazem parte da programação das atividades que seguem até o dia 5. Nesta terça-feira (2), será realizada uma caminhada para chamar a atenção da comunidade para o tema. O dia 2 de abril foi escolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, para que assim, seja dada mais atenção ao Transtorno do Espectro Autista.

Ainda de acordo com a coordenadora, as ações buscam levar informação ao público acerca da temática. “A partir dessas ações a comunidade passa a entender mais o dia-a-dia de uma pessoa com autismo, e deixar algum tipo de preconceito que tenha, além da promoção e inserção deles na sociedade”, acrescenta.

No Brasil calcula-se que existam aproximadamente dois milhões de autistas, porém, mais da metade desse número ainda não tem diagnóstico. Segundo a ONU, o que torna a questão mais grave é o preconceito e, em alguns casos, a falta de tratamento adequado.

O Núcleo Desenvolver é um marco na área da saúde em Paulo Afonso. Inaugurado pela Prefeitura em outubro de 2018, atende crianças de 2 a 12 anos com doenças psíquicas, moderadas e severas, que afetam o funcionamento do corpo, da mente, e das relações sociais.

Fonte: Ascom/PMPA

Veja Mais


Copyright © 2016 Jornal Visão. Todos os Direitos Reservados.



Desenvolvido por:

Logo do Desenvolvedor: Paksi Soluções em Tecnologia