Jornal Visão | Paulo Afonso recebe Programa Estadual de Rastreamento do Câncer de Mama

Paulo Afonso recebe Programa Estadual de Rastreamento do Câncer de Mama

Por: Redação Jornal Visão

O Programa Estadual de Rastreamento do Câncer de Mama, estratégia itinerante do Governo da Bahia para a prevenção, detecção precoce e tratamento da doença em todo o estado, chega a Paulo Afonso mais uma vez.

Com a parceria entre a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), de 22 de abril a 9 de maio, o caminhão do programa estará no Ginásio Esportivo Luís Eduardo Magalhães. Durante esse período, mulheres de 50 a 69 anos poderão fazer o exame de mamografia. O horário de atendimento é das 7h às 18h, exceto no dia 1º, feriado do Dia do Trabalho.

O secretário de Saúde, Ivaldo Sales Júnior esteve no local, cumprimentou a equipe e pacientes e falou sobre a importância da parceria entre os governos municipal e estadual para garantir mais qualidade no atendimento à saúde da população.

“Prevenir é sempre bom e, por isso, nós fomos buscar mais uma vez, junto ao Governo do Estado, o programa de rastreamento do câncer de mama. Com essa parceria, mulheres pauloafonsinas na faixa etária de 50 a 69 anos poderão vir ao ginásio Luiz Eduardo Magalhães até o dia 9 de maio, para fazer seu exame de mamografia”, falou o secretário.

De acordo com a coordenadora da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, Simone Pimentel, a previsão é de que em cada dia sejam realizadas até 140 mamografias, com uma média de 70 mulheres atendidas por turno. A expectativa é de que até o último dia do mutirão, 2.100 mamografias sejam realizadas.

“A função principal do rastreamento do câncer de mama é detectar possíveis casos da doença, uma vez que, quanto mais cedo for diagnosticado, facilita o tratamento. Os resultados considerados normais serão encaminhados à Secretaria de Saúde e  para os casos que necessitem de biópsia e ultrassom, a carreta virá em outra data, com mastologistas. As pacientes serão convidas a retornar, e se necessário, será feito um tratamento diferenciado”, explicou a coordenadora. Simone reforça que, para fazer o cadastro, as mulheres devem levar xerox do cartão do SUS, RG e comprovante de residência.

Para a dona de casa Rosália Gomes, 66 anos, a atenção especial do Governo Municipal é a prova de que há uma preocupação do poder público em oferecer sempre o melhor atendimento aos usuários da rede municipal de saúde.“Eu sempre tenho a preocupação de cuidar da minha saúde, e quando ouvi dizer que o rastreamento de câncer de mama seria realizado de novo em Paulo Afonso, corri para fazer logo. Vejo que a Prefeitura tem dado uma atenção especial à saúde, se preocupando sempre em oferecer o melhor atendimento, começando pelas unidades do município, e realizando mutirões em parceria com o Governo do Estado”, observou dona Rosália. 

O programa Estadual de Rastreamento do Câncer de Mama consiste na realização de mamografias e, caso sejam detectadas alterações, são realizados exames complementares. Para as mulheres com diagnóstico positivo da doença, é feito o encaminhamento para a unidade de Alta Complexidade em Oncologia mais próxima da sua região, onde será feito o tratamento cirúrgico, quimioterápico e/ou radioterápico. 

Fonte: ASCOM/PMPA

Veja Mais


Copyright © 2016 Jornal Visão. Todos os Direitos Reservados.



Desenvolvido por:

Logo do Desenvolvedor: Paksi Soluções em Tecnologia