A Polícia Militar e Administração municipal premia autor da melhor redação do PROERD 2017 em Paulo Afonso-Ba.

Por: Tiago Santos

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e a violência – PROERD, é uma ação desenvolvida exclusivamente por policiais militares, fardados, devidamente qualificados e com material didático-pedagógico próprio para os estudantes habilitados para o curso, tendo como missão promover a prevenção da violência e o uso de drogas entre crianças e adolescentes.

Com qualidade, inovação e a parceria conjunta entre a Polícia Militar, a administração municipal, as famílias, a comunidade escolar e a sociedade tem proporcionado avanços significativos para a vida dos estudantes participantes.

O Programa conta também com a contribuição integral, da Secretária Municipal de Educação de Paulo Afonso. Contando com os currículos para Educação Infantil, Anos Inicial, 5º e 7º anos do Ensino Fundamental e ainda com o Currículo Proerd para pais ou responsáveis.

No ano de 2017 O PROERD atendeu 2.066 alunos de 16 escolas, sendo 08 públicas e 08 particulares. No currículo do 5º ano, ao final do Programa, os alunos são convidados a confeccionarem uma redação externando os conhecimentos adquiridos e o que aprenderam através das lições para tomada de decisões seguras e responsáveis, sendo então premiados em cada turma os alunos que mereceram destaque em seus trabalhos.

 

Dentre os alunos participantes do PROERD em 2017, o aluno Bruno Pereira de Sá B. Filho, do 5º Ano “A” da Escola Boa Ideia – COOPEX produziu uma redação de excelente qualidade, sobressaiu-se entre os demais.

Em primeiro de dezembro na formatura PROERD, na escola supracitada o referido, aluno fez a leitura de seu trabalho aos presentes, tamanha beleza e delicadeza de sua redação que levou o Ilmo. Sr TC PM Carlos Humberto, às lágrimas. Na ocasião, em reconhecimento ao belo trabalho o Comandante lhe indagou sobre qual presente gostaria de receber e, imediatamente, Bruno declarou sua vontade em ser agraciado com um Tablet. Na manhã desta quarta-feira, no gabinete do Comandante, com a presença do Professor Silva – Secretária de Educação, o Cap PM Elinaldo – Coordenador Operacional, o Cap Aureliano – Chefe da SPO, o Cap PM Robson Vieira – Chefe do Almoxarifado, o Ten PM Bruno – Coordenador Regional do PROERD, a Cb PM Wilza e SD PM Figueiredo, Instrutoras PROERD, a Sra. Kátia Hora – Conselheira Tutelar, A Sra. Eliofábia – Representando a Direção do Colégio Boa Ideia e a Sra. Vivian Clara – mãe do aluno agraciado, o Ilmo. Sr. TC PM Carlos Humberto – Comandante do 20º BPM e o Professor Silva fizeram a entrega do presente ao aluno Bruno.


Durante a cerimônia de entrega do presente Bruno mais uma vez surpreendeu declamando um poema, de autoria própria, levando às lagrimas os presentes.

 

REDAÇÃO PROERD PREMIADA…

Há alguns anos eu conheci o Proerd e iniciei a aquisição de uma série de conhecimentos importantíssimos sobre os efeitos e consumo do álcool e de outras drogas em nossa saúde.

O Programa me trouxe segurança e a capacidade de refletir e tomar as decisões mais corretas diante das diversas adversidades e problemas que a vida coloca diante de nós.

Aprendi ao longo do curso que, a calma e a paciência são nossas melhores aliadas quando estivermos diante de situações adversas e perigosas. Parar e pensar para depois agir são ações simples mais que podem evitar problemas sérios e irreversíveis na nossa vida e na vida de outras pessoas.

Sendo assim, adotei o Modelo de Tomada de Decisão, como regra no meu cotidiano. Outro aprendizado importante que tive foi, sobre os males que o álcool e todas as outras drogas têm em nossa saúde, e que elas não destroem apenas os usuários, mas também suas famílias, arruinando também a vida profissional e social dos mesmos. Saber quem somos e escolher bem nossas companhias, o certamente são atitudes que nos ajudarão a evitar problemas e situações adversas.

A questão do Bullyng também foi muito trabalhada e discutida. Tornei-me bastante consciente de que o Bullyng é um problema sério e que se presenciado, deve ser procurada ajuda. Respeitar as diferenças é fundamental para a sociedade.

Por isso, agradeço ao programa a oportunidade de participar e assim, adquirir ensinamentos e lições que levarei para toda a vida.

REDAÇÃO DO ALUNO:  BRUNO PEREIRA DE SÁ B. FILHO, 5º Ano A. CCOPEX – Colégio Boa Ideia

Redação/ Jornal Visão com Ascom PM 

Veja Mais


Copyright © 2016 Jornal Visão. Todos os Direitos Reservados.



Desenvolvido por:

Logo do Desenvolvedor: Paksi Soluções em Tecnologia