Jornal Visão | Pontos turísticos são opções de lazer e encontro no feriado da Proclamação da República

Pontos turísticos são opções de lazer e encontro no feriado da Proclamação da República

Por: Redação Jornal Visão

Banhado pelo Rio São Francisco, o município de Paulo Afonso é o local ideal para a curtição de um bom feriado ao lado da família. Com variadas opções, o bom do investimento é a oportunidade de estar em contato direto com a natureza.

“Nossa cidade é uma das mais belas do Nordeste. Estamos trabalhando para que a cada dia, possamos ofertar o que há de melhor em todos os setores. Esse é o nosso diferencial”, afirma o prefeito Luiz de Deus.

Para quem deseja estar às margens do Velho Chico, o município dispõe de três espaços para encontro familiar. Prainha Ayrton Senna, Prainha do Candeeiro e o Balneário Prainha são opções para quem deseja experimentar uma culinária regional e com um preço acessível.

Na parte do lazer, o Parque Belvedere é um atrativo para as famílias que desejam compartilhar bons momentos, fazer um piquenique, sem contar que a tradicional selfie tem um gostinho especial neste lugar. Por lá, no sábado do feriadão, vai rolar a prévia do Paulo Afonso Jazz Festival, evento que traz nomes locais e nacionais. Neste dia, Cacá Malaquias, Eric Assmar e Amaro Freitas se apresentam. Os shows estão previstos para começar às 16h.

Outro ponto de encontro e descanso é a Praça do Monumento ‘O Touro e a Sucuri’. O local foi revitalizado recentemente e tornou-se uma opção a mais, onde os visitantes podem andar de pedalinho e desfrutar de uma vista privilegiada.

A Praça das Mangueiras é outro ponto turístico da Capital da Energia. Com espaço para crianças, lago e um ambiente de tranquilidade, o local chama atenção pela proximidade do comércio.

Zona Rural

Na área rural, além das opções de restaurantes à beira rio, alguns pontos turísticos são atrativos. A Serra do Umbuzeiro, localizada no Povoado Riacho, distante 20 quilômetros do Centro de Paulo Afonso, pela BR-110, é cenário para uma boa caminhada até o cruzeiro, em seu ponto mais alto.

O passeio envolve contato com a vegetação típica do semiárido, belas formações rochosas de arenito, grutas, cavernas e pinturas rupestres. Do alto dos seus 536 metros, tem-se uma fabulosa visão em 360 graus do município de Paulo Afonso.

A casa onde nasceu Maria Gomes de Oliveira, a cangaceira Maria Bonita, está situada no Povoado Malhada da Caiçara, zona rural do município, a 38 km do Centro de Paulo Afonso/BA, guardando a mesma linha arquitetônica de quando foi construída, em reboco. Lá funciona o “Museu Casa de Maria Bonita”, aberto à visitação pública. O atrativo faz parte do Roteiro Cânion e Cangaço.

A reserva ecológica do Raso da Catarina é dividida entre reserva biológica e a indígena, com extensão de 6.400 km², recoberta de vegetação do tipo caatinga e clima típico de área desértica: durante o dia a temperatura chega a 40°C, enquanto que à noite é de até 10°C.

A flora predominante é de xique-xiques, mandacarus, coroas-de-frade, facheiros, palmatórias, diversos tipos de bromeliáceas, como a macambira e árvores como o juazeiro, umbuzeiro, jatobá, pereiro, A fauna é rica em variedade de aves com coloridas plumagens e pequenos animais e refúgio de algumas espécies de micos e da ararinha-azul.

A cidade de Paulo Afonso conta com mais um atrativo turístico e mais uma opção de lazer. Desfrute das mais belas paisagens do Canyon do Rio São Francisco a bordo do Catamarã Raso da Catarina. O passeio tem aproximadamente três horas de duração sendo uma hora para banho.

Fonte: Ascom/PMPA

Veja Mais


Copyright © 2016 Jornal Visão. Todos os Direitos Reservados.



Desenvolvido por:

Logo do Desenvolvedor: Paksi Soluções em Tecnologia