Porque a data do carnaval muda tanto? Descubra

Por: Redação Jornal Visão

A cada ano, os dias de folia mudam dependendo da data estabelecida pela Igreja Católica para a Páscoa a partir da mudança das estações e do calendário lunar.

Todo ano paira aquela dúvida na cabeça dos foliões: será que o carnaval é em fevereiro ou em março? Sem data fixa, cada ano a folia começa em um dia diferente. Mas, como saber em qual dia vai ser?

Tudo foi definido com base no calendário padronizado pela Igreja Católica, a partir das datas estabelecidas para a Páscoa, a mudança das estações do ano e o calendário lunar.

A contagem de dias para definir a data do carnaval a cada ano começa com a Páscoa. Para calcular essa data, é preciso saber o que é equinócio.

Com nome complicado, equinócio ocorrer duas vezes ao ano, quando o dia e a noite têm exatamente a mesma duração: 12 horas cada. E ele acontece, primeiro, por volta do dia 20 de março de cada ano. No Hemisfério Sul, é o equinócio de outono, e no Hemisfério Norte, o de primavera. Em setembro, ocorre novamente entre os dias 22 e 23, invertendo a estação em cada hemisfério.

A Igreja Católica determinou que todo ano a Páscoa seria comemorada no primeiro domingo após a primeira lua cheia do equinócio de março.

Sete dias antes da Páscoa é celebrado na Igreja Católica o Domingo de Ramos, que dá início à Semana Santa. E, exatamente 40 dias antes do Domingo de Ramos, é terça-feira de carnaval. Ou seja: o carnaval é comemorado 47 dias antes da Páscoa.

Fonte: G1.

Veja Mais


Copyright © 2016 Jornal Visão. Todos os Direitos Reservados.



Desenvolvido por:

Logo do Desenvolvedor: Paksi Soluções em Tecnologia