Prefeitura assume, mas de forma provisória. HNAS será Hospital Universitário, diz coordenador de Medicina da UNIVASF

Por: Redação Jornal Visão

Após matéria informando que a prefeitura de Paulo Afonso assumirá 25% da gestão do HNAS – Hospital Nair Alves de Souza, a partir de 1º de janeiro de 2020, o Professor Sydney Leão, coordenador do colegiado de Medicina do Campus Paulo Afonso da Univasf – Universidade Federal do Vale do São Francisco esclareceu, por meio de nota ao portal PA4, que tal medida é provisória.

“Em relação à reportagem sobre a situação do HNAS, teço abaixo algumas considerações. Conforme pactuado em reunião no dia 11/11/2019, na sede do MPF de Paulo Afonso, a entrada da prefeitura na gestão do HNAS será a solução provisória, devido à iminência da saída da Chesf da gestão do supracitado hospital.”

De acordo com o coordenador, o HNAS funcionará como Hospital Universitário: “Ressalto ainda que a solução definitiva para o problema será a passagem, em momento oportuno, da gestão para a Univasf (Universidade Federal do Vale do São Francisco) via EBSERH (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares), para que o HNAS passe a funcionar como Hospital Universitário do Campus Paulo Afonso da UNIVASF (HU-PAV), trazendo grande benefício à região.” disse.

Sydney informou também que a escritura pública do prédio do HNAS já está em nome da universidade e que existem dois termos de compromisso sobre o repasse para a Ebserh/Univasf: “Ressalto ainda que o prédio do HNAS já está escriturado em nome da Univasf; havendo ainda dois termos de compromisso (2015 e 2018) assinados por todos os entes envolvidos na problemática (Chesf, Sesab, Univasf, Prefeitura de Paulo Afonso, Procuradoria Geral do Estado da Bahia e Ministério da Saúde) para que haja a passagem de gestão, de modo definitivo, do HNAS para a UNIVASF (via EBSERH).”

Por fim, o professor justificou as dificuldades da Ebserh em assumir em definitivo o HNAS na mudança do Governo Federal, o que levou a prefeitura assumir momentaneamente parte da gestão: “Devido a morosidade da EBSERH em assumir a gestão (o que está associado a assunção da nova gestão federal, do presidente Bolsonaro), a solução viável foi a prefeitura de Paulo Afonso assumir o hospital em momento inicial; passando a gestão de modo definitivo a Univasf quando isso for possível.”, finalizou.

O prefeito de Paulo Afonso Luiz de Deus assinou nesta segunda-feira (9), a portaria 262/2019, que institui a comissão para proceder aos levantamentos necessários a transição da diretoria administrativa do Hospital Nair.

Nesta quarta-feira (11),  uma comissão criada pela Prefeitura para levantamentos necessários sobre a transição da diretoria administrativa do HNAS realizou uma visita à unidade. A ação oficializou a implementação do grupo e o início dos trabalhos.

A partir desta quinta-feira (12), a comissão vai ter um espaço dentro do hospital, com uma sala e materiais necessários para desenvolvimento das atividades. “A equipe vai estar diariamente no hospital, desempenhando esse levantamento e logística dos setores que ficarão sobre responsabilidade do município”, afirmaou o secretário de Saúde, Ghiarone Garibalde.

Ainda de acordo com Ghiarone, após o levantamento, à Prefeitura caberá a responsabilidade da maternidade e leitos neonatais, bem como a ortopedia.

Fonte: http://www.pa4.com.br/

Veja Mais


Copyright © 2016 Jornal Visão. Todos os Direitos Reservados.



Desenvolvido por:

Logo do Desenvolvedor: Paksi Soluções em Tecnologia