Jornal Visão | Prefeitura assume, mas de forma provisória. HNAS será Hospital Universitário, diz coordenador de Medicina da UNIVASF

Prefeitura assume, mas de forma provisória. HNAS será Hospital Universitário, diz coordenador de Medicina da UNIVASF

Por: Redação Jornal Visão

Após matéria informando que a prefeitura de Paulo Afonso assumirá 25% da gestão do HNAS – Hospital Nair Alves de Souza, a partir de 1º de janeiro de 2020, o Professor Sydney Leão, coordenador do colegiado de Medicina do Campus Paulo Afonso da Univasf – Universidade Federal do Vale do São Francisco esclareceu, por meio de nota ao portal PA4, que tal medida é provisória.

“Em relação à reportagem sobre a situação do HNAS, teço abaixo algumas considerações. Conforme pactuado em reunião no dia 11/11/2019, na sede do MPF de Paulo Afonso, a entrada da prefeitura na gestão do HNAS será a solução provisória, devido à iminência da saída da Chesf da gestão do supracitado hospital.”

De acordo com o coordenador, o HNAS funcionará como Hospital Universitário: “Ressalto ainda que a solução definitiva para o problema será a passagem, em momento oportuno, da gestão para a Univasf (Universidade Federal do Vale do São Francisco) via EBSERH (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares), para que o HNAS passe a funcionar como Hospital Universitário do Campus Paulo Afonso da UNIVASF (HU-PAV), trazendo grande benefício à região.” disse.

Sydney informou também que a escritura pública do prédio do HNAS já está em nome da universidade e que existem dois termos de compromisso sobre o repasse para a Ebserh/Univasf: “Ressalto ainda que o prédio do HNAS já está escriturado em nome da Univasf; havendo ainda dois termos de compromisso (2015 e 2018) assinados por todos os entes envolvidos na problemática (Chesf, Sesab, Univasf, Prefeitura de Paulo Afonso, Procuradoria Geral do Estado da Bahia e Ministério da Saúde) para que haja a passagem de gestão, de modo definitivo, do HNAS para a UNIVASF (via EBSERH).”

Por fim, o professor justificou as dificuldades da Ebserh em assumir em definitivo o HNAS na mudança do Governo Federal, o que levou a prefeitura assumir momentaneamente parte da gestão: “Devido a morosidade da EBSERH em assumir a gestão (o que está associado a assunção da nova gestão federal, do presidente Bolsonaro), a solução viável foi a prefeitura de Paulo Afonso assumir o hospital em momento inicial; passando a gestão de modo definitivo a Univasf quando isso for possível.”, finalizou.

O prefeito de Paulo Afonso Luiz de Deus assinou nesta segunda-feira (9), a portaria 262/2019, que institui a comissão para proceder aos levantamentos necessários a transição da diretoria administrativa do Hospital Nair.

Nesta quarta-feira (11),  uma comissão criada pela Prefeitura para levantamentos necessários sobre a transição da diretoria administrativa do HNAS realizou uma visita à unidade. A ação oficializou a implementação do grupo e o início dos trabalhos.

A partir desta quinta-feira (12), a comissão vai ter um espaço dentro do hospital, com uma sala e materiais necessários para desenvolvimento das atividades. “A equipe vai estar diariamente no hospital, desempenhando esse levantamento e logística dos setores que ficarão sobre responsabilidade do município”, afirmaou o secretário de Saúde, Ghiarone Garibalde.

Ainda de acordo com Ghiarone, após o levantamento, à Prefeitura caberá a responsabilidade da maternidade e leitos neonatais, bem como a ortopedia.

Fonte: http://www.pa4.com.br/

Veja Mais


Copyright © 2016 Jornal Visão. Todos os Direitos Reservados.



Desenvolvido por:

Logo do Desenvolvedor: Paksi Soluções em Tecnologia