Prefeitura e representantes religiosos discutem PL sobre essencialidade das igrejas

Por: Redação Jornal Visão

No último sábado (26), foi realizado um encontro, na sede da Associação Baiana dos Ministros Evangélicos (ABAME), para discutir sobre o Projeto de Lei de essencialidade das igrejas que será encaminhado à Câmara dos Vereadores. Na oportunidade, foi apresentado o espaço para evangelização que está sendo construído na Praça Ecumênica, localizada no Bairro Tancredo Neves.

“Nós estamos aqui nos reunindo para oficializarmos que estaremos mandando para o Legislativo esse projeto que torna o serviço religioso como essencial e isso é de suma importância. É bom que a comunidade pauloafonsina saiba que no centro do BTN II está sendo construído um espaço que poderá ser realizado reuniões e momentos ecumênicos nessa praça”, destacou o vice-prefeito Marcondes Francisco.

O projeto urbanístico do BTN, contará com espaço de lazer, praça de alimentação, projeto paisagístico, espelho d’ água e um espaço aberto para a realização de cerimônias religiosas. A nova Praça Ecumênica contará com duas áreas e permitirá um local de lazer aos moradores, valorizando o bairro e adjacências. No local será construído um templo a céu aberto, delimitado por uma colunata de pequenos portais feitos em madeira, com bancos, iluminação cênica e ao fundo um cruzeiro como ponto focal.

Segundo o Administrador do BTN, Luiz Humberto, foi uma satisfação participar do momento. “É uma satisfação muito grande participar, porque nós cristãos entendemos a fé como alimento para a alma. Fui procurado por alguns pastores, que pediram a minha intercessão junto ao prefeito Luiz de Deus para que fosse enviado esse projeto, tornasse ele uma realidade e assim está acontecendo. Com relação ao espaço ecumênico foi discutido em uma reunião com os representantes evangélicos que nos adotaríamos no BTN um espaço próprio para as pregações, para reflexões tanto dos católicos como evangélicos, porque o local que era utilizado anteriormente na praça Padre Lourenço já não era mais adequado, pouco confortável e por isso foi criado esse espaço ecumênico”.

“É interessante esse momento. Hoje estamos aqui, pastores, igreja católica e o setor político para propor essa lei que será assinada, que reconhece as igrejas como um serviço social essencial e o fato de ter uma praça também é importante, porque sempre na história, praça é o lugar do encontro, onde as pessoas podem conviver, se conhecer e juntos fazerem também projetos a favor do bem comum”, falou o Bispo Dom Guido.

O pastor e presidente da ABAME, Denis Reis, ressaltou a importância dessa parecia entre o governo municipal e as igrejas. “É importante nesse momento a gente salientar que nós estamos trazendo um legado da pandemia para esse momento que é nos enxergamos na igualdade. Sabemos que depois da pandemia não seremos como sociedade mais os mesmos, nós agora vivemos uma nova história e Paulo Afonso passa por esse crivo, Paulo Afonso hoje tem uma nova história para ser contada e essa conquista da essencialidade para as igrejas, um novo fato que vem a ocorrer na história. Nós temos uma garantia que o governo municipal está de mãos dadas com a igreja, que tem o seu papel social que é fundamental para a sociedade. Essa praça para nós é um êxito maravilhoso, ali a gente vai poder celebrar, realizar em alguns momentos eventos e a gente só tem a agradecer ao prefeito Luiz de Deus, por ter nos ouvido, recebido e ter entendido que nós estamos juntos”.

De acordo com o Secretário Extraordinário de Articulação Governamental, Regivaldo Coriolano, a reunião vem sendo constantemente discutida com a AMABE, juntamente com a Diocese, onde eles vêm reivindicando uma lei municipal tornando essencial as igrejas. “Já conversamos com o prefeito Luiz de Deus e ele se comprometeu em enviar para Câmara esse projeto de essencialidade das igrejas do município. Aproveitando o mesmo tema, nós apresentamos a praça do BTN II, que já está na fase de conclusão da sua primeira etapa, onde tem um espaço reservado para as igrejas fazerem seus atos religiosos”.

Ainda participaram do momento os secretários de Cultura e Esportes, Dernival Oliveira; de Agricultura, Jandirson Campos; de Infraestrutura, Francisco Alves; de Meio Ambiente, Ivaldo Sales e a chefe de Gabinete, Saúde, além de pastores, líderes religiosos e servidores.

Fonte: Ascom/PMPA

Veja Mais


Copyright © 2016 Jornal Visão. Todos os Direitos Reservados.



Desenvolvido por:

Logo do Desenvolvedor: Paksi Soluções em Tecnologia