Radio BETEL FM de Paulo Afonso recebe Troféu Destaque do Sertão,como melhor emissora de radio no seguimento rádios comunitárias.

Por: Tiago Santos

Há mais de 21 anos,o diretor da Agência Nordeste Eventos, Derinho Oliveira, vem realizando um dos maiores eventos social da região, o ‘’Troféu Destaque do Sertão’’. Evento no qual são homenageados empresários, personalidades do município, pessoas das várias áreas do comércio local e regional, educadores, pessoas da área da comunicação, gente de vários segmentos da sociedade.

O tema deste ano foi os 200 anos de Alagoas, o que lembra Maceió, Angiquinho, Delmiro Gouveia, a mais que centenária Piranhas, o Quilombo dos Palmares e tantos recantos lindos e maravilhosos do Estado de Alagoas, nosso vizinho de Paulo Afonso e da Bahia, separado pelo majestoso cânion do rio São Francisco, que ocupa uma área territorial pequena no Brasil mas tem um história riquíssima, grandiosa do seu povo, e festeja em 2017, 200 anos de vida.

(Homenageados no seguimento Meios de Comunicação,Imprensa e Serviços)

Também este ano, cerca de cem personalidades de Paulo Afonso e região foram homenageadas com o Troféu Destaque do Sertão, que aconteceu nesse último sábado, 13 de maio, no Clube Paulo Afonso.

(Pr. João Neto de Barros, diretor da Radio Betel FM recebendo, as homenagens)

Um dos homenageados foi a Radio Betel FM de Paulo Afonso, que conquistou a premiação como melhor emissora de rádio da região no seguimento rádios comunitárias.

(Radialista Tiago Santos ao lado do diretor da emissora, Pr. João Neto)

 

 

Radio Betel

Nossa História.

 

Tudo foi um sonho idealizado pelo pastor João Neto de Barros.

 

A Rádio Betel Fm 104,9Mgz, nasceu de um sonho do nosso querido e respeitado pastor João Neto de Barros. Convertido em 13 de setembro de 1975, na 1º Igreja Batista de Palmeira dos Índios/Al, sempre sonhou com a comunicação. Assim sempre teve o sonho de colaborar com a cidade, com a comunidade, principalmente focando expandir notícias de caráter artístico, cultural, educativo e religioso com o firme objetivo de implementar o amor de Deus na vida de pessoas residentes em locais de difícil acesso e onde a informação era de suma importância para todos.

 

Certo dia, logo no início de 1997, para ser mais exato no mês de março, o Pastor João Neto de Barros, pesquisando a programação das rádios locais percebeu que havia certa dificuldade de acesso aos diversos canais de comunicação de massa, capaz de influenciar os processos de mudanças básicas (sociais, culturais, educacionais, políticas, econômicas e religiosas), internamente nas comunidades e na sua interação e sensibilização com a população, bem como as diversas Instituições que possuem interesses no processo de trabalho e desenvolvimento dessa realidade. E, ciente disso trabalhou para que este problema pudesse ser superado, criando um novo referencial de comunicação para comunidades menos assistidas através da ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA BETEL, como semente do que seria a atual Rádio Betel FM.

 

Neste contexto, a Rádio Betel FM surge em 1999, com a proposta de dinamizar um processo de participação e conscientização de um maior número de pessoas sobre a sua realidade sociocultural, buscando um melhor acompanhamento e participação na tomada de decisões sobre as mudanças sociais, tecnológicas e econômicas, que atualmente ocorrem com enorme rapidez no seu entorno.

 

Assim sendo, o Pastor João Neto de Barros, decidiu convidar alguns irmãos e amigos e discutir a proposta de criação da Rádio Betel FM. Neste cenário conheceu um amigo, (o irmão Ebnézer de Vitoria da Conquista/BA). Conversando com ele sobre o seu sonho, e empenhando na conquista de trabalhar com radiodifusão, então ele disse conhecer um moço de Minas Gerais, (advogado), que podia ajudá-lo a constituir a entidade para dar entrada com a documentação no departamento de outorga da ANATEL em Salvador e em Brasília. Assim, logo seguida a reunião solicitou o contato desta pessoa e procurou saber o que seria necessário para que pudesse montar a emissora. Ele forneceu todas as informações necessárias, e assim instruído, o Pastor João Neto de Barros, seguiu para capital da Bahia, e pediu mais orientações naquele departamento e quando voltou daquela viagem, reuniram-se e assim foi constituída a nossa entidade, em 20 de março de 1997.

 

Todavia, de posse de toda documentação inclusive, CNPJ, alvará de licença e funcionamento junta a prefeitura, juntamente com o apoio popular e de entidades da cidade, solicitou a regularização junto ao órgão concedente de outorga para execução do serviço de radiodifusão através da Radio Betel Fm, em Salvador, e em seguida em Brasília, fez orçamento dos equipamentos de que precisava, procurando saber preço, o que foi fornecido, e era além das suas condições. Buscou então alguns amigos para que pudessem apoiar e juntos montar a emissora, mas ninguém acreditava no projeto. Porém não desistiu, pois o sonho era na verdade uma revelação de um projeto de Deus a ser executado por ele. Perseverou em oração buscando a orientação de Deus, sabendo que todas as coisas seriam possíveis. E Graças a Deus, tudo deu certo. Conseguiu e venceu!

 

Portando, no dia 01 de junho de 1998, Protocolou na Delegacia Regional do Ministério das Comunicações em Salvador/Ba, solicitando a devida regularização junto ao órgão concedente de outorga, sendo publicado no Diário Oficial da União-DOU, a Portaria 53.640.0012.70/98 datada de 31 de março de 1999. E em abril de 2000, recebeu a liberação de autorização para execução de Radcom, por Decreto Presidencial, até deliberação pelo Congresso Nacional, o que aconteceu no dia 05 de junho de 2003 e até hoje no ar.

 

Nesta valorosa batalha, Pastor João Neto de Barros teve grandes colaboradores que não poderiam ser esquecidos neste dia tão importante; como Zacarias Teixeira Lima, Adalva Torres, Salésio Siebert, Professor Antonio Galdino, Feliciana Gomes Pinto, Professor Fernando, José Severino de Aguiar, Maria Dirce Aguiar, Valdenora Bezerra, José Alves da Paixão, além da sua própria família dente tantos outros, que já não estão mais aqui por motivos diversos, mas que merecem da família Betel FM toda gratidão.

 

Que o Senhor continue a abençoar e a guardar a toda família Betel Fm os indistintamente, em no nome do Senhor Jesus.

Veja Mais


Copyright © 2016 Jornal Visão. Todos os Direitos Reservados.



Desenvolvido por:

Logo do Desenvolvedor: Paksi Soluções em Tecnologia