Secretaria de Saúde realizou treinamento de administração da vacina BCG

Por: Redação Jornal Visão

A Secretaria Municipal de Saúde de Paulo Afonso, por meio do Núcleo de Educação Permanente (NEP), realizou o treinamento de administração da vacina BCG (Bacillus Calmette-Guérin) aos profissionais de enfermagem da rede municipal. A ação, realizada em parceria com o governo do Estado, aconteceu nesta segunda – feira (20), no auditório do Hospital Nair Alves de Souza.

O treinamento foi conduzido pela enfermeira pela Patrícia Carvalho, representando a Secretaria Estadual de Saúde. “Esta vacina é gratuita pela rede pública e imuniza contra a tuberculose. A sua forma de aplicação é intradérmica (entre as camadas derme e epiderme da pele), ou seja, é necessário um aprimoramento dos funcionários, pois é uma técnica especifica”, disse.

A enfermeira Viviane Marques, representando o NEP, destacou que técnicos em enfermagem e enfermeiros terão 40hs de curso, sendo 20h com aulas práticas. “Estamos neste primeiro momento com a parte teórica, entretanto, teremos a prática que é de fundamental importância neste processo de capacitação”, disse.

O Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde recomenda que esta vacinação ocorra ainda na maternidade. A vacina BCG é prioritariamente indicada para crianças de 0 a 4 anos, com obrigatoriedade para menores de 1 ano, e faz parte do calendário de vacinação do Ministério da Saúde em todo território nacional.

Fonte: Ascom/PMPA

Veja Mais


Copyright © 2016 Jornal Visão. Todos os Direitos Reservados.



Desenvolvido por:

Logo do Desenvolvedor: Paksi Soluções em Tecnologia