Vacina contra gripe: 17 capitais vão estender campanha

Por: Tiago Santos

A campanha de vacinação contra a gripe terminou nesta sexta-feira (22), mas 17 de capitais vão estender a vacinação até o fim das doses, de acordo com levantamento do ‘G1′.

A meta inicial do Ministério da Saúde era de 54,4 milhões de vacinados. Apesar disso, a campanha chegou ao fim sem que a meta fosse atingida: 8,6 milhões de pessoas do público-alvo não foram vacinadas, de acordo com ultimo balanço divulgado.

Nesta sexta, o ministério não divulgou novos dados.

Entre o público alvo que ainda precisava ser alcançado, 3,6 milhões são crianças com menos de cinco anos. O Ministério da Saúde informou que já registrou 44 mortes de crianças nesta faixa etária por complicações relacionadas à gripe neste ano. O número é mais que o dobro do mesmo período do ano passado, quando foram 14 óbitos.

Capitais ainda têm doses

Das capitais que ainda têm doses disponíveis, 17 manterão a campanha até que o estoque acabe. Em João Pessoa, na Paraíba, a meta foi atingida, mas até a publicação desta reportagem o G1 não conseguiu contato com a prefeitura para saber se ainda existem doses disponíveis.

No Recife, onde a 90% do público-alvo já foi vacinado, a campanha foi estendida até a segunda-feira (25) por causa do jogo do Brasil nesta sexta, em que foi decretado ponto facultativo na cidade.

Em São Paulo, 950 mil crianças de seis meses a cinco anos e 170 mil grávidas não foram vacinados contra a gripe. A campanha se estenderá até o sábado (23). A partir de segunda-feira (25), os prioritários vão ter que dividir a vacina com dois novos grupos. O público-alvo foi estendido para crianças entre 5 e 9 anos e adultos entre 50 e 59 anos.

O Ministério da Saúde esclareceu que não é uma diretriz e que os estados e municípios têm autonomia para manter a campanha caso queiram e achem necessário.

Veja abaixo quais cidades manterão a campanha até o fim das doses:

Rio Branco, AC
Maceió, AL
Macapá, AP
Salvador, BA
Fortaleza, CE
Distrito Federal
Campo Grande, MS
Cuiabá, MT
Belém, PA
Curitiba, PR
Rio de Janeiro, RJ
Natal, RN
Boa Vista, RR
Porto Alegre, RS
Florianópolis, SC
Aracaju, SE
Palmas, TO

Alerta sobre a cobertura

Para o Ministério da Saúde, a baixa cobertura registrada até o período “acendeu um alerta”. A preocupação, segundo a pasta, é com o inverno, período considerado de maior circulação do vírus da gripe.

Em relação às regiões, o Sudeste apresentou o menor índice de vacinados, com 77,2% de do público-alvo imunizado, informa o Ministério da Saúde. Confira a distribuição da cobertura vacinal por região.

Total de casos e mortes

Segundo boletim que contabilizada dados até 16 de junho, foram 3.122 casos de influenza em todo o país, com 535 mortes. Do total, 1.885 casos e 351 mortes foram por H1N1. Em relação ao vírus H3N2, foram 635 casos e 97 mortes. Houve ainda 278 registros de influenza B, com 31 mortes e outros 324 registros de influenza A não subtipado, com 56 mortes.

A taxa de mortalidade por influenza no Brasil está em 0,26% para cada 100 mil habitantes. Em 73,5% houve, pelo menos, um fator de risco para complicação, tais como cardiopatias, diabetes e pneumopatias.

Fonte: G1

Veja Mais


Copyright © 2016 Jornal Visão. Todos os Direitos Reservados.



Desenvolvido por:

Logo do Desenvolvedor: Paksi Soluções em Tecnologia